Seja Bem Vindo!!!


sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Santiago - Chile

Santiago - Chile









Santiago do Chile



A viagem foi perfeita, tudo correu bem e melhor do que eu esperava. Fiquei muito encantado com a cidade e muito surpreso com a cordialidade dos Chilenos, a limpeza da cidade e a arquitetura da Cidade foi um outro fator que me impressionou bastante, a cidade conta ainda com a imponência das cordilheiras dos Andes enriquece ainda mais a paisagem.

Santiago do Chile está cercada de construções esplêndidas, com a cordilheira como um pano de fundo natural. A infra estrutura da cidade conta com bons restaurantes, teatros e bares, além de disso conta também com uma noturna e bem agitada, com programação para todos os gostos.

Neste post pretendo fazer um diário de viagem e dividir um pouco da minha experiência em Santiago. Espero que seja útil para quem pensa em visitar e ate mesmo à aqueles que nunca cogitarão a possibilidade de visitar, tomara que ao ler desperte pelo menos a curiosidade em saber um pouco mais desta cidade Cosmopolita.





1º dia - 15/08/2011 – segunda feira

Embarcamos em um domingo no Aeroporto do Galeão no Rio de Janeiro às 18hrs, chegamos a Santiago na segunda-feira às 0:45 min, horário local. Estávamos frustrados por estar viajando a noite e não poder ter uma visão área da Cordilheira dos Andes durante o dia, mas tivemos uma surpresa, embarcamos em noite de lua cheia, quando o avião sobrevoou os Andes, não tinha nenhuma nuvem, um visual incrível, toda aquela neve branca sendo refletida pela Lua, parecia que tinham polvilhado açúcar por cima daquelas montanhas.

A paisagem era fantástica, nunca tinha visto nada igual nem mesmo em fotografias, foi uma experiência ímpar, uma pena não ter registros fotográficos para dividir.

Ao chegarmos na cidade, já tínhamos o roteiro pronto (onde comer, o que fazer e onde visitar), fazendo isso ficaria mais fácil localizar-se e aproveitar melhor sua passagem pela cidade.


Ficamos Hospedado no bairro Bellavista, em um Hostel chamado de Bellavista, não poderia ter tido melhor localização, bairro bôemio, existem bares e restaurantes próximo, o metrô também fica nas proximidades e é bem pertinho do Funicular do Cerro San Cristobál.


No dia seguinte saímos de manhã cedo e fizemos o reconhecimento de toda a vizinhança e fomos caminhando para o centro, precisávamos trocar dinheiro.

Como a melhor forma de conhecer uma cidade é caminhando, aproveitamos pra fazer isso, saímos do Bairro Bellavista atravessamos o rio Mapocho e seguimos as margens dele pelo parque florestal, passamos pelo Museu de Belas Artes que já faz parte do Centro, também chamado de Bairro Cívico neste Bairro estão localizados, a Catedral Metropolitana, Museu de Arte Sacra, Museu de Histórico Nacional, Correo Central, Basílica e Museu de La Marced, Museu Casa Colorada, Museu de Arte Pré Colombiana, Tribunais de Justiça, Palácio de La Alhambra, Edifício Ex Congresso Nacional, Igreja de Santa Ana, Palácio Velasco, Igreja de Santo Domingo, Mail de Centro, Mercado Central, Estação Mapocho, Bairro comercio Patronato, Casa Velasco, Castello Fidalgo, Centro de Arte Indígena, Cerro Santa Lucia, Biblioteca Nacional, Teatro Municipal, Igreja de Santo Agustín, Bolsa do Comércio, Clube da União, Igreja de São Francisco, Bairro Paris- Londres, Casa Central Universidade do Chile, Teatro Antonio Varas, Galera de Artes Gariela Mistral, Intendência. Terminal de Ônibus Los Heroes e a Embaixada do Brasil (Palácio Hrrázuriz).

Visitamos a Catedral que fica na Praça das Armas, e almoçamos por ali mesmo em um restaurante simples, comida boa e barata o menu escolhido foi arroz com frutos do mar “ uma espécie de paella” e uma merluza frita, estava deliciosa, acompanhada de uma cerveja local “Kunstmann”. Como já sabido, não deixe de comer muitos frutos do mar no Chile, os peixes do Pacífico são muito bons.

Saindo dali continuamos o passeio pelo centro passamos pelo calçadão que faz lembrar a Rua Uruguaiana no Rio e a calle Florida em Buenos Aires. Nela estão localizados os cafés com Pernas, muito conhecidos em Santiago, são cafés frequentados por homens onde as garçonetes usando shorts e micro saias e alem desses cafés tem também lojas de departamentos, uma das mais conhecidas é a Falabella e a Paris, onde pode encontrar roupas e acessórios de varias grifes famosas.

Meu amigo foi furtado andando por esse calçadão, retiram a câmera do bolso dele, portanto muito cuidado ao caminhar em locais movimentados, a cidade não é perigosa, só precisa ter um pouquinho de atenção assim como deve ter andando pelas ruas das grandes cidades.

Saindo dali pegamos o metrô (subte) até a estação Universidade do Chile e fomos visitar o bairro Paris-Londres, as ruas Paris e Londres possuem casas construídas nos anos 20, as construções são bem pomposas e charmosas, me parecem ter sido inspirados na Europa, por alguns instantes parecia que eu estava nas ruas de Paris. Vale o passeio até lá a estação do metrô também é bem legal, a pintura de seu interior é linda.










Metro Universidade do Chile

 






Rua Paris




A night ficou por conta de um passeio no pátio bellavista, com direito a paradas nos bares para saborear cerveja com papas (batatas) fritas nos muitos bares existentes no bairro. Como era uma segunda feira, nada muito movimentado.

Logo de primeira fui com a cara do Pátio Bellavista, todos os dias de permanecia em Santiago passávamos lá para tomar uma cerveja no restaurante Casa en el Aire., depois passamos no Bar Dublin, bem legal onde provamos o famoso Pisco Sour, drink preparado com pisco, suco de limão e clara de ovos, muito gostoso refrescante e o melhor não tem gosto nem cheiro de ovo. Experimentem!





2º dia 16/08/2011 – terça feira


No segundo dia, fomos até o Terminal Internacional de Ônibus comprar as passagens para Mendoza, já depois de Santiago, atravessaríamos a cordilheira dos Andes até a Argentina e ficaríamos 3 dias Em Mendoza antes de partir para Buenos Aires.
O terminal fica ao lado da Estação e metrô da Universidade de Santiago, resolvemos comprar para garantir a passagens e continuar nosso passeio tranquilo.
Depois de garantir as passagens seguimos para o Bairro da Providência, o bairro possui edifícios modernos, comercial e residencial.

Caminhamos pela Providência e fizemos uma pausa para o almoço, já tinha recebido a indicação de uma amiga do trabalho de um restaurante giratório que tem uma vista 360 da cidade de Santiago.

O restaurante mencionado é o El Giratório, um restaurante bonito, com uma comida maravilhosa e o melhor, embora o restaurante tenha uma cara de pretensioso o preço é acessível. Uma refeição com entrada, prato principal, postre e um vinho nacional sai por volta US$ 55,00 por pessoa. O restaurante funciona da seguinte maneira; ele fica no 16 andar e possui uma estrutura que gira o piso em quanto você almoça, este giro é quase imperceptível e este giro dura em torno de 1:15m o tempo suficiente para terminar sua refeição. Não se preocupe não ficará tonto com este giro, a menos que consuma mais vinho do que de costume. Se resolver dar uma passada por lá não deixe de pedir na entra um “Cebiche” comida tradicional chilena, preparada com frutos do mar.













Restaurante El Giratório



Imagine fazer uma refeição saboreando uma comida gostosa, bebendo um bom vinho com uma vista das Cordilheiras do Andes, nossa! Valeu cada centavo pago.

Para desgastar a comida continuamos a caminhada pelo bairro e fomos até o Parque das Esculturas, um parque muito bonito, rende fotos muito legais, ele fica bem à margem do rio Mapocho que corta toda a cidade.








Parque das Esculturas

Antes de voltar para o Hostel passamos em um Mercado e garantimos vinhos para beber antes de sair à noite, os vinhos são absurdamente baratos, bebemos vinhos todos os dias.

Bebemos as das garrafas de vinho compradas, uma Cabernet e uma Merlot, e depois saímos pelo bairro bellavista, e continuamos nossa peregrinação pelos bares, bebendo uma cerveja em cada bar. Olha que maravilha cerveja Heineken barata e em litro.

Neste dia conhecemos o um Colombiano chamado Carlos, muito doido que rendeu muitas gargalhadas, mas, a medida que o teor alcoólico aumentava, dificultava a compreensão do castellano do Carlos, foi daí que resolvemos fugir dele porque ele estava com a corda toda e queria nos levar para todos cantos. (se um dia você ler isso saiba que adoramos te conhecer e essa fuga foi muito feia de nossa parte, porém necessária rsrsrs).
Como castigo, passei muito mal neste fim de madrugada fiz feio no quarto do Hostel, mas nada que um anti ácido efervescente, não resolvesse, tudo sob controle pela manhã.





3º dia 17/08/2011 – Quarta feira
Valparaíso e Viña Del Mar

Neste dia dedicamos a um passeio fora da cidade, decidimos ir até Vinã del Mar e Valparaíso.

Neste dia dedicamos a um passeio fora da cidade, decidimos ir até Vinã del Mar e Valparaíso. Fomos até o Terminal de Ônibus que fica próximo a Universidade Santiago bem cedo e pegamos um ônibus da empresa Tur Bus para Valparaiso, passagem custa 2.800,00 pesos chilenos equivalente a US$ 6,00.

A viagem até lá durou cerca de 2 horas, mais ou menos 120 km, a viagem é bem legal, você sai do centro da cidade atravessa a cidade a paisagem muda completamente.

Valparaiso


Primeira parada foi Valparaíso, uma cidade portuária, abriga o principal porto e é responsável por escoar tudo chega Pelo Pacífico para toda América do Sul.

As edificações são totalmente diferentes de Santiago, os moradores são mais simples, as casas são antigas e embora seja portuária, a maioria das construções são no morro, dando uma impressão de favela, o colorido delas causam está impressão, mas na medida em que nos aproximamos deste morro, percebemos que não se trata de uma favela. Existem Funiculares que levem até o alto do morro em vários pontos da cidade.

Passamos pelo Mercado Central e Fomos até a Praça Victoria que é uma das mais conhecidas, logo depois subimos até a casa do Poeta Pablo Neruda “ La Sebastiana”.
Subimos a pé, mas se pensa em ir até lá, pegue um ônibus, um táxi ou um Funicular, pois é bem pesada a subida. Como não sabíamos a distância fomos subindo e nunca chegava, pelo menos, tínhamos a vista toda do Porto.

A visita a Casa do poeta é um dos pontos alto na visita a Valparaiso, não deixe de ir até lá não se arrependerá.

Ao sair de “La Sebastiana” seguimos para Viña de Mar, para nossa sorte, lá mesmo, próximo a casa existe um ônibus que vai direto.









Eletrico
 






Funicular







Mercado Central











no mercado central








Praça Victoria








subida do cerro onde fica a casa La Sebastiana de Pablo Neruda









subida do cerro da casa La Sebastiana de Pablo Neruda







alto do cerro - proximo a La Sebastiana








Alto do Cerro - Oceano Pacifico ao Fundo










La Sebastiana - Pablo Neruda










La Sebastiana - Pablo Neruda








Vista da casa La Sebastiana

Vina del Mar

Viña del Mar, é vizinha de Valparaíso, bem mais bonita e o melhor é que não é uma cidade portuária, não fomos numa época para aproveitar as praias, acredito que no verão seja bem legal.








Vinã del Mar
 

Andar pelas ruas das Vinã del Mar é bem agradável, construções bem bonitas, existem alguns castelos, uns parques e praças lindas. Logo na entrada de Vinã del Mar está a praça mais famosa, onde está o relógio de Flores.








Cassino







Vina del Mar







Vina del Mar







Castillo







Relógio de Flores - Vina del Mar







Vinã del Mar








Pelicanos em Viña del Mar








Vinã del Mar - ao fundo Hotel Sheraton







Vinã del Mar


Há um também em Cassino bem grande bem á beira da praia, uma construção antiga grandiosa, não cheguei a entrar. Nas proximidades do cassino estão: o Castillo Brunet, o Castillo Ross e o Palácio Presidencial.







Castillo Wulff




Na parte comercial tem um calçadão com galerias interessantes e restaurantes, que pela falta de tempo não pude conferir se valia apena uma parada.

Para quem gosta de parques vale uma visita ao Parque Quinta Vergara, não cheguei ir até lá, porém recebi boas recomendações, por lá também tem um cerro com acesso por funicular

Nosso passeio foi de bate e volta, mas se tivesse mais tempo em Santiago e soubesse que Viña del Mar fosse tão legal teria ficado, pelo menos uma noite. Adorei a cidade, não deixe de visitar quando for a Santiago.








Vinã del Mar






4º dia 18/08/2011 – Quinta feira

Esqui na Estação El Colorado

Fizemos o passeio pela agência All to Ski, fica bem no bairro Bellavista, embora tivesse recebido recomendações de fazer pela Ski Total, que ficava mais distante e a diferença de preço não era tão diferente, então achei mais vantajoso do que ter que acordar mais cedo e me deslocar até lá, ia acabar saindo pelo mesmo preço.








Estação de Ski El Colorado












Estação de Ski El Colorado

A proposta inicial era ir para o Valle Nevado, como era nossa primeira vez o dono da agencia recomendou que fôssemos para El Colorado, para que aproveitássemos o máximo do passeio.








Estação de Esqui El Colorado







Esqui - El Colorado







Descida Da Estação de Esqui El Colorado







El Colorado






Estação de esqui El Colorado








El Colorado



5º dia 19/08/2011 – Sexta feira

Acordamos cedo e subimos até Cerro São Cristobál pegamos um Funicular, a estação abre as 10:00
Quando descemos do cerro fomos até a Casa do Poeta Pablo Neruda “ La Chascona” , uma visita imperdível, .
Atravessamos o rio Mapocho e caminhamos até o Mercado Central para almoçar.

À Noite fomos para o Pátio Bellavista, assistir uma apresentação de jazz no bar Backstage, para quem curte jazz é imperdível, rola sempre uma apresentação e tem um palco bem no meio do bar, no subterrâneo tem um outro ambiente que toca musica eletrônica o bar parece caro, mas não se assuste é bem acessível.

Existe uma Boate também chamada de “La constituicon” no próprio bairro bellavista em frente ao pátio, cheguei a entrar mas a música não me agradou muito, porém o local é bem transado, bem legal, com vários ambientes e muita gente bonita.




6º dia 20//08/2011
Ida para Mendoza - Argentina
Esse foi nosso último dia no Chile, acordamos bem cedo e partimos para a Rodoviária, que fica na Estação Universidade do Chile, compramos uma passagem, de Ônibus para Mendoza, fomos pela empresa Adesmar, mas tem também á CATA que faz o mesmo trajeto.
Para chegar à Mendoza o Ônibus atravessa a Cordilheira dos Andes, que é o ponto Alto da Viagem, paisagens fantásticas, são 6 horas de viagem, que quando chega no final ficamos tristes por já ter chegado.








Vinícolas de Santiago










Travessia de Van para Mendoza




Bebidas:
- Pisco Sour
Uma bebida original do Peru, mas que é muito popular no Chile, é a caipirinha dos chilenos, não deixe de provar.

Cervejas:
Não deixe de experimentar as cervejas locais são ótimas, apesar de ter a Heineken com o preço bem atrativo e em litro,
- Cristal
- Escudo
- Kunstmann

Vinhos:
O vinho é principal bebida dos chilenos, é mais barato beber vinho do que cerveja e refrigerante, portanto se estiver indo para o Chile, farte-se de vinhos, apenas cuidado com os excessos.

Comidas:
Abuse dos frutos do mar.
Sopapillas - vendidos na rua nas carrocinhas “ uma espécie de pastel com massa de milho sem recheio, servida com molho de pimenta aji, não arde e é saborosa ”. Não deixe de provar
Italiano – Uma espécie de Cachorro quente que é acompanhado de creme de abacate, também vendidos em carrocinhas nas ruas.


O que visitar:
- Bairro Bellavista
- Bairro Paris-Londres
- Bairro da Providência
- Parque das Esculturas
- Bairro Las Condes
- Cerro São Cristobán
- Cerro Santa Lucia
- Mercado Central
- Casa do poeta Pablo Neruda “La Chacona”
- Catedral Metropolitana - Centro
- Night no Bairro Suécia e
- Night Bairro Bellavista
- Rua Londres e Rua Paris - próximo a Universidade de Santiago
- Vinículas
- Estações de Esqui nos Andes
- Viña del Mar
- Valparaíso ( Subir o cerro e visitar a casa do poeta Pablo Neruda “ La Sebastiana” e ir até a Praça Victoria)




Dicas:

Cambio: troque dinheiro no aeroporto somente o necessário para o táxi e para você sobreviver no dia seguinte até encontrar uma casa com um cambio bom.
Se possível leve sempre dólar facilita sua vida.
Táxi: os táxis são baratos, mas ao sair do aeroporto contrate um serviço de transfer coletivo é mais barato, eles levam até 7 (sete) pessoas no carro até o destino contratado.
O serviço é seguro e o transporte é confortável, melhor do táxi.








Cerro San Cristobal







Sopapilla - bolinho de milho







Cerro San Cristobal







La Chascona - Casa de Pablo Neruda em Santiago











GAM - Centro Cultural Gabriela Mistral







Santiago - rua da casa La Chascona








Cerro Santa Lucia











Cerro Santa Lucia







Cerro Santa Lucia









Mercado Central









Mercado Central de Santiago









Mercado Popular de Santiago











Praça do Palacio La Moneda







Palacio La Moneda








Centro de Santiago - Calçadão










Bairro da Providência - Santiago










Bairro da Providência - Santiago







Bairro da Providência - santiago







Parque da Esculturas - Providência









Bairro da Providência - Santiago









Italiano - uma especie de cachorro quente com creme de abacate

Nenhum comentário:

Postar um comentário